Hoje (10 de março) é dia do guitarrista?
Sem enrolação: A bem da verdade, não.
Claro que em termos puramente emocionais e identitários, todos os dias podem ser o “Dia do Guitarrista”, se você assim quiser.
Acontece que a propalada data não encontra respaldo em nenhum tipo de calendário nacional ou internacional.
No Brasil
No site da câmara dos Deputados, na página sobre datas comemorativas, não há nenhuma menção à tal data. Nem mesmo na página dos projetos de lei que estão sendo tramitados há qualquer tipo de referência a este suposto dia.
Estas informações oficiais podem ser verificadas nos seguintes links:
https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/datas-comemorativas/leis/apresentacao
Logo, pensando em termos nacionais e oficiais, hoje é tão ‘Dia do Guitarrista” quanto qualquer um dos outros 364 (ou 365) dias do ano.
Lá fora
Curiosamente, quando realizamos busca pelos termos-chave em inglês, não há resultados relevantes e verossímeis sobre tal dia. No mundo anglófono o pessoal não dá muito ibope pra esta coisa de “dia oficial”, aparentemente.
Já nos países hispânicos o termo parece ser um pouco mais comum, fato que nos deu uma dica sobre a origem do fenômeno.

Origem do “Dia do Guitarrista”
Investigamos um pouco pra tentar entender como esta “lenda urbana” teria surgido.
Aparentemente, a “informação” se alastrou pelas redes sociais há alguns anos, e foi se tornando “verdade” pela repetição e continuidade das postagens.
Mas qual a origem da data fictícia?
De acordo com as informações encontradas em nossa pesquisa, a data – não oficial – teve início na Argentina.
10 de Março é a data que marca o nascimento de Norberto “Pappo” Napolitano, um dos mais importantes guitarristas de rock argentinos e que faleceu num acidente de trânsito em 2005.
Em 2013, por iniciativa do senador Daniel Filmus, foi apresentado um projeto de lei que sugeria a data como forma de homenagem a este músico.
Entretanto, o projeto de lei caducou sem jamais ter sido analisado propriamente. Entre os motivos para isso, pode-se listar o fato de que a data não é aceita de forma unânime pelos guitarristas argentinos.
Uma parte da comunidade guitarrística argentina sustenta que o “dia nacional del guitarrista” deveria ser 07 de julho, data que marca o nascimento de Eduardo Falú, guitarrista clássico de tradição folclórica.
Portanto, embora a data 10 de março não represente o desejo da sociedade argentina de forma unânime ou majoritária, ela tem boa aceitação entre os guitarristas argentinos mais ligados ao rock e à tradição roqueira, que nesta data começaram a realizar postagens nas redes sociais.
Como há um intercâmbio cultural e musical significativo entre Brasil e Argentina, e como muitos músicos dos dois países se conhecem (este fenômeno é particularmente forte no sul do Brasil), é provável que aos poucos os guitarristas brasileiros tenham incorporando a data e passado a criar postagens em português sobre este dia.
Conclusão
Achamos importante pesquisar a origem histórica deste costume, mas reiteramos que a intenção do artigo não é deslegitimar as homenagens aos guitarristas que são realizadas neste dia.
Embora não seja uma data oficial, e embora sua origem esteja ligada à tradição cultural de um país vizinho, esta data parece estar aos poucos incorporando-se ao chamado inconsciente coletivo brasileiro.
Então, agora que você já conhece a origem da data, sinta-se à vontade para homenagear e cumprimentar – ou não – seus amigos guitarristas.